5 dicas para otimizar a sua gestão de estoque!

Manter uma empresa a pleno vapor em tempos de crise não é tarefa fácil, mas todo bom gestor sabe que uma das formas mais eficientes para garantir total controle administrativo é otimizar a gestão de estoque.

Ter um estoque organizado e funcional é imprescindível para saber exatamente tudo o que entra e o que sai da empresa, além das preferências do consumidor e das melhores ações lucrativas.

Por isso, trouxemos este post com cinco dicas infalíveis para otimizar a gestão de estoque da sua empresa. Acompanhe!

1. Defina um cronograma para as tarefas rotineiras

Conforme o setor e as necessidades da sua empresa, pense nas principais práticas que você precisa considerar para manter o controle do estoque e, então, defina um cronograma listando as tarefas e a periodicidade de cada uma.

Por exemplo: estipule datas regulares para checagem e realização de inventário, para cadastro de produtos, impressão de etiqueta e código de barras, para logística de atendimento aos fornecedores etc.

Com o planejamento adequado ficará muito mais fácil controlar a movimentação do estoque e evitar erros ou esquecimentos.

2. Negocie com os fornecedores

Quanto maior for a sua empresa, mais gastos ela trará. Portanto, é essencial manter o alinhamento entre o total de vendas e o estoque armazenado. Isso porque, se o nível das compras for alto, mas não houver boa rotatividade dos produtos, haverá prejuízo na estocagem.

Portanto, negocie com os fornecedores. Nunca se arrisque com fornecedores em quem você não confia ou com prazos de entrega demorados ou muito rígidos. O ideal é que haja flexibilidade não só no prazo de entrega, mas também na quantidade de produto comprado, de modo a não sufocar o estoque da sua empresa.

3. Tenha um inventário de estoque

Além de ter um inventário que especifique e contabilize exatamente todos os itens guardados em estoque, é essencial que essa tarefa seja realizada de tempos em tempos para garantir a gestão correta.

Esse processo ajuda não só no controle administrativo de tudo o que entra e sai da empresa, mas também na organização e registro dos itens, para que você saiba onde encontrar cada coisa.

4. Aposte na tecnologia para ajudar na gestão de estoque

Pode até parecer difícil à primeira vista, mas a tecnologia está aí justamente para facilitar a nossa vida. Atualmente já existem vários softwares desenvolvidos para otimizar a gestão de estoques administrativos. Procure uma empresa de confiança e contrate um desses programas.

Esses softwares auxiliam nas atividades, que vão desde o cadastro e planilhamento dos itens até tarefas mais exaustivas, como a realização do inventário. Além de agilizar o trabalho, esses programas garantem maior precisão de resultados, já que não haverá o risco de falha humana.

5. Invista em um self storage para organizar o estoque

Sabe aqueles produtos de promoção, e-commerce ou algum material de baixa rotatividade que estão ocupando espaço no estoque principal da sua empresa?

Pois é, esses casos são bastante comuns e acabam prejudicando a gestão do estoque, já que você precisaria lidar com um volume muito extenso de produtos com finalidades diferentes.

A solução nessas horas é simples: contrate um self storage para armazenar os itens excedentes de forma confiável e a preços acessíveis.

As empresas de self storage garantem total privacidade, segurança e cuidado no trato com os produtos. Além disso, o acesso aos boxes de armazenagem é restrito e flexível, de modo que você pode guardar ou retirar itens a qualquer momento conforme as necessidades da sua empresa.

Agora que você já conhece as principais dicas para otimizar a sua gestão de estoque, que tal aprender mais sobre as principais principais métricas de controle de armazenagem?