Conheça 6 benefícios da organização pessoal

Manter uma boa organização é um passo fundamental para deixar todas as áreas da vida (pessoal, profissional e financeira) devidamente em dia. É uma forma de manter tudo funcionando como uma engrenagem, pois todas as demandas acabam se encontrando.

Entretanto, muitos acreditam que se organizar é excessivamente trabalhoso. Mas a desordem é mais negativa ainda, não é verdade? Ela ocasiona desperdício, baixa produtividade, perda de tempo e várias outras circunstâncias que podem “brecar” seu cotidiano, planos e sonhos.

Portanto, no post de hoje, mostramos as principais vantagens da organização pessoal. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Economia de dinheiro

Quem não gosta de ter um dinheirinho a mais ou, pelo menos, todas as contas em dia? Conseguir economizar e poupar é uma das vantagens de manter a organização pessoal.

Afinal, quando você tem plena noção de suas receitas e despesas e entende para onde vai cada recurso ganho, é mais fácil manter um bom planejamento financeiro. Para tanto, mantenha planilhas e registros de suas finanças. Isso ajudará você a cuidar melhor do seu dinheiro, evitar o mau uso e fazer sobrar um pouco no final do mês.

2. Definição de prioridades

Ao manter agendas, cadernos, planilhas e/ou aplicativos para organização, entre vários outros métodos de controle, é possível entender de forma clara o que precisa ser feito com prioridade.

Isso ajudará você a traçar planos e metas e a ir atrás da conquista dos seus sonhos. Lembre-se: quando você coloca algo no papel, passa a compreender melhor a questão. Consequentemente, tudo ficará mais nítido para seu entendimento.

3. Melhora da autoestima

Conforme você aprende a trabalhar a sua organização pessoal, perceberá que todas as áreas da sua vida começam a dar certo. O resultado é uma crescente sensação de conquista, capacidade e orgulho de si mesmo.

Assim, você perceberá uma nítida melhora na sua autoestima, algo muito positivo para todas as circunstâncias da vida e que motivará você a continuar e a aprimorar cada vez mais a organização pessoal.

4. Diminuição do estresse

Tem como ficar tranquilo e relaxado em meio à desordem? Seja ela de objetos ou de ideias, realmente, não é possível! Para levar uma vida com menos estresse, é fundamental manter uma boa organização.

Se cada coisa encontra-se em seu devido lugar e quando todos os seus projetos estão organizados e arquivados em agendas e planilhas, tudo ficará mais fluido e menos complicado. Dessa forma, você ainda terá energias para o que mais importa, como a família e os amigos.

5. Otimização do tempo

Você acredita que organizar-se é muito trabalhoso? Sente que precisa de mais horas no dia? Pois saiba que viver em meio à desorganização gera muito mais perda de tempo.

Por exemplo, se você precisa de um documento e sabe exatamente onde ele está, é só pegá-lo e pronto! Por outro lado, se não há um local definido para guardá-lo, você terá que procurar pela casa toda, ou seja, gastará muito mais tempo até encontrá-lo.

Esse é um pequeno exemplo do quanto a organização pessoal pode ajudar a otimizar seu tempo. Quando você tem conhecimento da localização de cada item e sabe quais tarefas e obrigações têm a cumprir, poderá começar o trabalho imediatamente.

6. Mais espaço na casa

Até aqui, deu para perceber que manter a organização pessoal envolve espaço adequado para cada item, certo? Mas e se o espaço em casa ou no escritório for apertado? Para isso, pode ser preciso praticar o desapego e se livrar de tudo aquilo que não tem mais utilidade nenhuma.

Porém, você pode estar se perguntando: eu tenho diversos itens dos quais não posso apenas me desapegar, mas também não tenho como guardá-los devidamente! O que fazer?

Para essa situação, o indicado é o optar pelo serviço de self storage. Trata-se da locação de um box para armazenar os seus pertences. Você guarda tudo nesse espaço, tranca-o e leva a chave com você. Simples e sem complicações! Seu imóvel ganha mais espaço e, enquanto isso, suas coisas ficam em segurança e de fácil acesso.

Pronto para investir na organização pessoal? Então, aproveite para conhecer mais sobre nossa última dica no nosso post sobre a utilidade e o funcionamento do self storage!