Vai reformar o apartamento? Confira 4 dicas essenciais!

Reformar o apartamento é um ótimo momento para deixar o seu lar da maneira que sempre sonhou. Transformações como essas geram uma sensação muito boa de prazer e renovação. Sua casa deve exalar conforto e aconchego, afinal, é o local em que você passará o tempo com a família, amigos ou mesmo descansará após um longo dia de trabalho. E se você  tem planos de morar muitos anos no imóvel que reformará, ou talvez seja preciso vendê-lo futuramente, é necessário considerar fatores importantes como a parte funcional e estética do apartamento, que irão valorizá-lo no mercado imobiliário.

Neste post, lhe daremos dicas muito importantes para você que deseja fazer uma mudança geral em seu apartamento. Acompanhe!

Liste suas necessidades

Antes de iniciar qualquer pesquisa ou realizar orçamento, é preciso fazer uma lista completa de itens que entrarão na reforma. Se você é casado (a), faça uma lista em casal para que ambos fiquem satisfeitos com a reforma. Neste primeiro momento, você deve incluir as principais e mais importantes áreas, como, por exemplo, a instalação elétrica e/ou hidráulica, e também outros detalhes mais supérfluos no quesito funcional do apartamento, como a decoração. Anote tudo que gostaria de reformar!

Faça vários orçamentos

Agora com a lista completa em mãos, é hora de começar os orçamentos. Se você está disposto a contratar um arquiteto, pegue recomendações com amigos e conheça antes o trabalho dele. O arquiteto será responsável por encontrar as soluções ideais para suas necessidades, aproveitando seu espaço da melhor forma possível. Outra opção é contratar um empreiteiro. Ele o livrará de todo o trabalho de contratação de mão de obra e eventuais impasses durante a reforma. Esse profissional pode cobrar de 5% a 25% de todo projeto da obra.

Se não houver a possibilidade de contratar nenhum desses profissionais, avalie muito bem o espaço de sua casa, inspire-se em blogs de arquitetura e faça longas pesquisas sobre os melhores mestres de obra que serão responsáveis por conduzir a reforma. Fazer uma obra por conta própria significa ter que se preparar para eventuais problemas, e, talvez, ter que gastar um pouco mais além da conta. Ao fazer seu orçamento, perceba se haverá necessidade de fazer cortes na reforma e, se houver, comece pelos itens de menor necessidade ou pense em alternativas mais baratas.

Compre os materiais corretos

Pesquise muito bem as lojas que oferecem os materiais necessários. Preze pela qualidade e condições de pagamento. Optar pelo menor preço pode gerar complicações futuras que podem ser facilmente evitadas em uma boa pesquisa na internet antes de ir às compras. Outro ponto muito importante é que as lojas de materiais e decoração podem ser muito tentadoras. Pense muito bem antes de comprar aquela mesa charmosa para sua sala, talvez uma boa pintura na sua mesa antiga já será o suficiente. Antes de realizar uma compra, pense: por que eu preciso deste item? Por isso a importância de sempre se ater à sua lista.

Organize-se durante a obra

Grandes obras geralmente provocam uma certa desorganização na casa. Calcule o tempo de duração da reforma junto ao profissional que guiará a obra. Durante esse tempo, evite ao máximo acumular entulhos e mantenha a casa sempre limpa. Se for preciso, retire alguns móveis de casa para liberar espaço e otimizar o ambiente da obra. Uma boa solução são os galpões de armazenagem, que disponibilizam boxes de diversos tamanhos para guardar móveis durante uma mudança ou reforma, tudo com muita segurança.

Bom, agora você está um passo a frente para começar a reformar o apartamento. Mãos à obra! Se nossas dicas foram úteis, ou se ainda restou alguma dúvida, deixe aqui no espaço para comentários!