Entenda de onde surgiu o termo self storage!

Com os imóveis cada dia menores e mais caros, muitas pessoas e empresas não conseguem encontram um local do tamanho ideal e que caiba no bolso. Para esses casos, contratar um self storage pode ser uma boa opção.

Já pensou em ter um lugar onde é possível armazenar itens importantes com segurança? Com o self storage é possível.

Mas será que aqui no Brasil existe este recurso? Qual é a sua origem? Isso e muito mais, você confere abaixo!

O que significa self storage?

É um termo em inglês e abreviado de self service storage, sendo possível traduzir para autosserviço de armazenamento. É muito utilizado por pessoas que precisam estocar algo temporariamente, como nos casos de reformas, mudanças e viagens.

Existe, também, uma parcela que recorre ao self storage para armazenar um arquivo-morto, objetos de valor pessoal, móveis que não estão sendo usados e estoque de mercadorias, como é o caso de muitas empresas que buscam reduzir custos.

Normalmente, a locação do espaço é feita através de um contrato mensal, podendo ser feito por pessoas físicas ou jurídicas. É possível encontrar no mercado tamanhos variados de boxes para atender as necessidades de cada cliente. Variam entre 1 a 100 m².

Qual a sua origem?

O self storage surgiu nos Estados Unidos, em 1889. A primeira empresa de armazenamento self storage surgiu na cidade de Sioux City, Iowa. Atualmente, a organização é conhecida como Bekins Moving & Self Storage.

Mesmo sendo criada em 1889, foi apenas a partir de 1960 que esse tipo de armazenamento começou a crescer. O fator que influenciou esse avanço foi a redução nos tamanhos e o aumento nos preços dos imóveis.

Dessa forma, foi necessário recorrer a esse serviço para poder guardar os pertences com segurança e qualidade. Vale lembrar que o país americano é muito consumista, fator esse que contribui para o aumento de produtos sem uso nas residências.

Segundo o site Self Storage, atualmente, 1 em cada 10 residências americanas utilizam do autoarmazenamento. Muitas dessas pessoas associam o self storage a uma extensão de suas casas.

Quando ela se popularizou internacionalmente?

O cenário mundial também passou a contar com esse tipo de serviço, como foi o caso de Canadá, Austrália e diversos países da Europa.

O crescimento do setor foi tão grande, que, em 2013 haviam mais de 2000 centros de armazenamento na Europa. Os destaques são: Reino Unido, com 800 centros, a França com 250, os Países Baixos com 260 e a Espanha, que contavam com 180 centros.

Quais são os números do self storage no Brasil?

O mercado de autoarmazenamento surgiu no Brasil a partir de 1996. O crescimento foi tão significativo, que foi criada a Associação Brasileira de Self Storage – ABRASS, que tem como objetivo promover e regulamentar o setor, além de promover a integração.

Atualmente, existe um número superior a 100 empresas que oferecem o serviço de aluguel de espaço para as pessoas poderem armazenar com segurança e qualidade. Juntas, essas organizações oferecem cerca de 170.000 m² em espaço.

O que você achou da Self Storage? Muito importante para a expansão das empresas e para as pessoas sem espaço suas residências, não é mesmo? Se você quer aprender um pouco mais, é só conferir o post que fizemos especialmente para tirar suas dúvidas!