O que fazer com a decoração de Natal durante o ano?

O Natal está chegando e, com isso, começamos a preparar nossas casas, apartamentos e escritórios para esse momento tão especial. Porém, mesmo que seja possível utilizar alguns de seus elementos para decorar ambientes no geral, a decoração de Natal é muito específica, sendo necessário armazená-la em algum local durante o restante do ano.

Então bate aquela dúvida: o que fazer com todos esses objetos durante os outros dias do ano? É o que você vai descobrir agora, acompanhe!

Comece pelo final

O primeiro passo para recolher a decoração de Natal de forma prática e segura é se organizar na hora de sua desmontagem. Para tanto, realizá-la em etapas é uma boa solução: separe os objetos de acordo com seus tamanhos, pesos e utilidades. Isso permitirá que você guarde cada tipo de peça em um meio específico de armazenagem. Tendo tudo desmontado separadamente, você terá uma visão mais ampla dos itens e poderá decidir qual a melhor embalagem para cada um.

Organize-se

Chegou o momento de empacotar sua decoração, e organização é fundamental para, além de armazenar tudo com segurança, otimizar seu espaço. Utensílios como caixas de papelão, caixas de plástico e sacolas plásticas são boas opções, sendo as caixas de plástico as mais seguras e higiênicas. Prezar por caixas com sistemas de ventilação também é interessante para prevenir mofos.

Um outro ponto importante na organização dos elementos é etiquetar os pacotes para saber diferenciá-los durante a estocagem e quando for utilizá-los novamente. Assim, você saberá o que é mais resistente e o que deve ser manuseado de forma mais delicada, informação importante também para saber o que pode ser colocado embaixo e o que deve ir por cima ao guardar as caixas.

Seja cuidadoso

Como a maioria dos artigos de decoração natalina são muito delicados, é importante ter atenção a cada peça:

  • Enrole os pisca-piscas em uma garrafa pet ou em uma folha de papelão. Assim, você diminui o risco de danificar as lâmpadas e economiza um bom tempo na montagem do próximo ano;
  • Guarde a árvore na horizontal, pois na vertical ela fica mais vulnerável a ventos e colisões, podendo estragar mais rápido;
  • Limpe os objetos de porcelana, argila e materiais mais finos que o plástico utilizando panos e papéis toalha umedecidos, de preferência com soluções de água e sabão de coco ou álcool, pois alguns produtos de limpeza industrializados podem danificar suas peças;
  • Envolva cada objeto com plástico bolha. Ele é excelente para proteger praticamente tudo, pois é resistente a choques físicos e ao mofo.

Lembre-se do self storage

Quando sua decoração estiver devidamente embalada, o último passo é colocá-la em locais mais reservados. Afinal, por ser pouco utilizada, não há necessidade de mantê-la muito acessível, e por ser frágil, é importante que ela esteja bem guardada.

Mas se você não possuir um lugar destinado à sua decoração de Natal, não precisa se preocupar! Que tal guardá-la em um self storage? Com essa opção de auto armazenagem, você manterá suas peças em um box particular e higienizado, o que permitirá que você pegue seus pertences na época do Natal e armazene-os de novo com a certeza de que todos os cuidados que você tomou para preservá-los serão mantidos.

Agora que você já sabe como guardar tudo depois, é só caprichar na decoração de Natal e aproveitar as festas sem problemas. E para ficar por dentro de todas as dicas, curta nossa página no Facebook!