Estocagem x armazenagem: afinal, há diferença?

Os termos estocagem e armazenagem geralmente são utilizados como sinônimos, mas, na verdade, representam diferentes situações no processo de produção das fábricas, e se relacionam a fases e materiais distintos.

E se engana quem acha que o serviço de armazenamento não é importante para a empresa! Assim como a área financeira, o marketing, os recursos humanos, o TI e a produção, a armazenagem e a estocagem também são fundamentais para o bom funcionamento fabril e para a manutenção do custo e da efetividade da produção, merecendo toda a atenção dos bons gestores.

Afinal, quer descobrir qual a diferença entre estocagem e armazenagem? Então, continue lendo o nosso post!

O que é armazenagem?

O termo armazenagem é o mais genérico e pode, de certa forma, abranger dentro de si o conceito de estocagem; ele significa qualquer armazenamento de materiais ou produtos em um espaço físico por determinado período de tempo, seja ele curto ou longo.

Alguns acreditam, no entanto, que o termo armazenagem deve ser reservado para descrever o armazenamento de materiais básicos, matérias primas e produtos intermediários ainda não processados e transformados nos produtos finais.

O que é estocagem?

Já o termo estocagem é mais específico, geralmente usado para descrever o armazenamento de produtos já finalizados e destinados à locação estática. Ou seja, estoque é o conjunto de produtos que estão prontos para uso, mas que estão sendo mantidos em um determinado local por certo período de tempo — a médio ou longo prazo — para só então serem movidos e utilizados.

Qual o objetivo desses processos?

Seja por armazenagem ou por estocagem, o armazenamento de materiais tem diversos objetivos que visam aumentar a eficiência do processo produtivo e proteger a produção da fábrica. Dentre eles, podemos citar:

  • maximizar a utilização de mão de obra, concentrando os serviços em pontos específicos da fábrica;
  • maximizar a utilização do espaço físico da fábrica, criando áreas específicas para o armazenamento bem preparadas para o cumprimento de tal função;
  • maximizar a utilização de energia e de equipamentos, gerando uma reserva de produtos que supera a necessidade imediata do mercado;
  • proteger os itens necessários para a produção e os produtos finais, controlando e reduzindo as perdas;
  • facilitar o acesso e acelerar a produção ao determinar um local específico para o encontro de qualquer item;
  • reduzir custos, à medida que torna os processos fabris mais eficientes.

Enfim, qual é a diferença entre estocagem e armazenagem?

Com tudo isso, podemos concluir que estocagem indica o armazenamento de produtos finais por um período mais longo de tempo, enquanto armazenagem indica o armazenamento de matérias primas e produtos intermediários, que serão distribuídos entre os diferentes pontos da produção dentro de um período mais curto de tempo.

De qualquer forma, ambos devem ser realizados em locais adequados e bem preparados para a função, capazes de garantir a segurança dos produtos e retardar qualquer desgaste físico — podendo ser feitos tanto dentro da própria empresa quanto em locais externos especializados em armazenamento, como o self-storage.

Entendeu a diferença entre estocagem e armazenagem? Quer contar como esse processo se dá na sua empresa ou esclarecer alguma dúvida sobre o tema? É só deixar um comentário aqui embaixo!