9 dicas de como organizar o seu guarda-roupa da melhor forma

Organizar o guarda-roupas pode parecer difícil no início, mas vale muito a pena quando começamos e mantemos o trabalho. Ao ter seu guarda-roupas organizado você ganha espaço em casa e acaba tendo uma melhor visão do que realmente tem e usa.

Muitas vezes, vamos acumulando roupas, sapatos e acessórios que já nem usamos mais e que ocupam muito espaço nos armários, deixando tudo bagunçado e até mesmo estragando nossas coisas por estarem apertadas demais. Sendo assim, é necessário organizar, indo além de questões estéticas!

9 dicas para manter um guarda-roupa organizado

  1. Tire os excessos

Começar a organização retirando o excesso de coisas para termos noção do que temos já é um grande passo, assim podemos ter uma ideia precisa do que está acumulado no guarda-roupa. Doe tudo aquilo que você não usa há muito tempo e também aquelas peças que já não vestem tão bem em você. Pratique o desapego!

  1. Organize seus sapatos

Se você não possui uma sapateira, uma forma de organizá-los é colocar cada um dentro de uma caixa ou saquinho (aqueles mesmos que vem quando compramos sapatos), para que fiquem bem guardados, sem pegar poeira e sem arranhar.

  1. Organize seus acessórios

Compre caixas decorativas para guardar seus acessórios, ou guarde-os em alguma gaveta que esteja sobrando e que seja possível colocar divisórias (fácil de encontrar em diversas lojas de organização).

As bolsas podem ser colocadas em cabideiros bonitos e divertidos ou closets modulares que ajudam na decoração do quarto. Se você não possui muito espaço, aproveite as portas dos armários e coloque ganchos para pendurar cintos e colares.

  1. Organize suas peças íntimas

Compre divisórias para sua gaveta de peças íntimas. Também são conhecidas por “colmeias”. Ajuda a preservar suas peças e a encontrar alguma específica.

  1. Organize suas roupas do dia a dia

Calças, bermudas, camisetas, blusas, ou seja, roupas do dia a dia, podem ser dobradas já que ocupam menos espaço no seu armário do que se tivessem penduradas. Pendure apenas as roupas de trabalho, como: camisas, ternos e calças de linho. Não coloque duas blusas no mesmo cabide, pois vão amassar mais fácil.

  1. Guarde suas roupas de inverno

Casacos, cachecol e malhas podem ser guardadas em malas, caixas ou sacos plásticos a vácuo para colocar no alto do armário. São peças que ficam paradas sem uso e ocupam muito espaço no guarda roupas quando estamos em época de calor.

  1. Use o cabide adequado

Utilize os cabides adequados para cada tipo de roupa. Os cabides acolchoados para roupas com tecidos delicados, cabides de plástico para camisas de botão e cabides de madeira resistentes para paletós e casacos.

  1. Iluminação

Se possível, instale um ponto de luz no guarda-roupa para te ajudar a enxergar melhor o que tem ali dentro, ou caso isso não seja possível, coloque uma lâmpada mais forte no ambiente. Até na hora de escolher roupas e combiná-las a iluminação é importante!

  1. Mantenha seu guarda-roupa sempre limpo e organizado.

Se esta rotina não é possível para você, reserve ao menos 30 minutos em sua semana ou final de semana e organize seu armário, tirando a bagunça da semana.

Se ainda assim, continuar com dificuldades para organizar seu guarda-roupas por falta de espaço, vale a pena pesquisar um guarda-volumes em uma empresa de armazenagem self storage para guardar roupas de outra estação, por exemplo, como roupas de inverno, que acabam ocupando muito espaço nos armários (malhas, casacos de frio e botas, além de roupas de cama, como cobertores e edredons).

Indicamos a Brasil Storage, self storage de grande credibilidade de São Paulo. Vários boxes de variados tamanhos, para você alugar somente pelo tempo que precisar, com um contrato simples sem burocracias. Fale conosco e saiba mais!


Artigo publicado originalmente em 31/10/2014 às 15:26 e editado e atualizado em 08/10/2020 às 15:00.