Como lidar com uma pessoa desorganizada no ambiente de trabalho?

Quem nunca morou, se relacionou ou trabalhou com alguém desorganizado? Não existe nada demais nisso, mas é preciso que algumas regras sejam respeitadas em nome da boa convivência. O problema está em como discutir essas regras, sendo que a desorganização faz parte da rotina daquela pessoa.

Quem possui o hábito da organização costuma não entender bem os desorganizados. Essa é uma visão compreensível, mas, no trabalho, não há escolha. É preciso conviver com a pequena bagunça, a qual parece fazer parte da vida do colega, e na maioria dos casos, isso contamina o ambiente de trabalho.

Se você está passando por essa experiência, continue a leitura desse post e saiba como lidar com uma pessoa desorganizada no ambiente de trabalho.

Converse sobre a bagunça e a organização de espaços

A conversa ainda é o melhor e mais seguro caminho para se chegar a um consenso. Conversar é demonstrar interesse, atenção e, principalmente, compreensão. Ninguém se ofende por uma conversa, desde que ela não seja julgadora.

Ignorar o problema não trará uma solução. É preciso que os dois enfrentem essa situação juntos, porém, dificilmente o desorganizado vai tomar a atitude de mudar se não estiver ciente do incomodo que aquilo está causando. Se teus aliados forem a honestidade e o respeito, é bem possível que a conversa seja produtiva.

Além disso, é preciso definir o que é bagunça naquele ambiente. Por mais que pareça óbvio para você, o outro pode não ver da mesma maneira. Essa definição é fundamental.

Criem algumas normas

Algumas pessoas só conseguem fazer algo se tiverem uma norma para cumprir. Sendo assim, uma boa conversa para estabelecer regras, pode ser uma alternativa. Apesar de ser uma medida um pouco drástica, as normas podem ser consideradas um padrão da empresa e não um pedido pessoal.

Dessa forma, o desorganizado não fará objeção, ao julgar que a organização seja apenas uma vontade de um único indivíduo. Todos que fazem parte da empresa assumirão um comprometimento. Essa atitude trará novos ares ao ambiente de trabalho, tanto na organização dos objetos, como no cumprimento de horários e prazos.

Seja paciente para não se tornar intolerante

Você deve entender que ninguém muda da noite para o dia. Então, comece, desde já, um exercício de paciência. Talvez seja preciso lembrar o colega, todos os dias, das normas que combinaram. Contudo, a paciência deve ser um exercício diário.

Caso você se torne intolerante, é possível que a relação desmorone e o ambiente se torne carregado e, consequentemente, insuportável. A intolerância e a impaciência são dois ingredientes explosivos, os quais, são capazes de proporcionar ao ambiente de trabalho, discussões e estresse.

Entenda e aceite o outro

O filósofo francês, Emmanuel Levinás, afirmou que a verdadeira ética é ver o outro como um espelho. Somente assim é possível respeitar as semelhanças e diferenças da outra pessoa.

Por isso, no caso de uma pessoa desorganizada no ambiente de trabalho, é preciso considerar a desorganização como parte dos hábitos do outro, e sempre passível de mudanças. Se você enxergá-la como um espelho, terá mais facilidade de fazer com que ela siga seus conselhos e também veja em ti um reflexo do que poderá ser.

Proponha o uso de um Self Storage

Às vezes a desorganização caminha lado a lado com a falta de espaço. Que tal pensar na contratação de um Self Storage ou Guarda-Móveis? Essa é um excelente possibilidade de redistribuir a gestão de objetos e manter o local sempre organizado. Self Storage significa a locação de unidades individuais para guardar. Você poderá escolher o tamanho de acordo com a necessidade.

A organização e a desorganização são dois ambientes de conforto, para pessoas distintas. O fato, no entanto, é que a desorganização pode ser prejudicial para ambas. Ser desorganizado pode implicar em perda de tempo, de espaço e de materiais.

Seguindo essas boas maneiras de convivência, é possível fazer do ambiente de trabalho um local agradável e organizado. Descubram, juntos, maneiras de aproveitar melhor os espaços e de customizar o ambiente.

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