Como decorar escritório com a cara do Google?

Ficaram no passado os dias em que os escritórios eram tipicamente quatro paredes brancas, iluminados por luzes fluorescentes e com decoração fria. Atualmente, graças a empresas como Google, que apostam em ambientes lúdicos e divertidos, mais pessoas estão abraçando a ideia de que o clima do local de trabalho ajuda a estimular as mentes e inspirar os colaboradores.

Para conseguir esse toque moderno, sem perder a seriedade do seu trabalho, você pode decorar o escritório simplesmente trocando as paredes brancas por papéis de parede gráficos.

Para uma revisão total da decoração do escritório, este post traz dicas para que você possa tentar quebrar o tabu e apresentar um ambiente de trabalho único para a equipe. Vamos lá?

Utilize o conceito aberto

De acordo com o conceito aberto, os funcionários sentam-se em mesas integradas, que proporciona uma visão mais horizontal da empresa. As salas de reunião podem ser temáticas, seguindo a linha de atuação da empresa. As divisórias, para este conceito, devem ser de vidro ou mais baixas e a pintura das paredes deve trazer cores para estimular o pensamento colaborativo.

Seja criativo

Para garantir um ar mais moderno e despojado na hora de decorar o escritório, olhe para objetos não convencionais para te ajudar nesta tarefa. Mesas podem ser feitas inspiradas em pistas de boliche, a mesa de conferência poder ser construída sobre pallets, por exemplo. As divisórias de vidro servem como ótimos quadros de avisos, exposições e anotações. Uma TV equipada com vídeo-chat conecta a equipe com clientes e parceiros.

Quebre a monotonia

As paredes brancas ficam mais alegres quando recebem quadros coloridos, assim como as estações de trabalho, que não precisam ser monocromáticas. Uma obra de arte pode ser a peça central do escritório, como um mural de pinturas, por exemplo.

O espaço aberto, cheio de luz também pode ser preenchido com tinta lousa, quadros e paredes de cortiça para incentivar a aprendizagem prática e compartilhamento de ideias.

Faça uma área de café diferenciada

Depois do trabalho, o escritório pode funcionar como um local de encontro para happy hours, painéis e até mesmo reuniões se a sua cozinha for um local convidativo. Um estilo americano, com bancadas, máquinas de snacks e cafés dão um tom mais intimista para esta área tão apreciada por todos. Frutas e outros alimentos mais saudáveis também podem ser disponibilizados, assim como drinks e cervejas para serem consumidos após o expediente.

Acredite que menos pode ser mais

Na hora de decorar escritório, este ditado também é válido. Se você não se sente confortável em ter um local muito moderno, alguns poucos elementos já serão capazes de dar esse tom. O escritório deve ser um lugar de inspiração, portanto, disponibilize livros e revistas de temas de interesse em uma pequena biblioteca, por exemplo. Um self storage é uma ótima opção para ganhar espaço e armazenar documentos.

Implemente uma área de lazer

Puffs são ótimos e podem ser usado em milhares de posições diferentes. Assim como jogos e outros itens para diversão, você pode distribuir puffs pelo escritório para um ambiente mais descontraído.

Lembre-se: não é o mobiliário que determina se uma empresa é criativa e divertida ou séria e chata. Mas a decoração reflete, sim, o tipo de ambiente e clima existente ali. A variedade de um ambiente muito moderno pode ser confusa para aqueles que prezam a seriedade no trabalho. O ideal é manter o equilíbrio entre moderno e tradicional, sério e divertido e, claro, buscar oferecer o ambiente adequado para os colaboradores se sentirem bem e, consequentemente, produzirem mais e melhor.

Você está preparado para implementar essa ideia na sua empresa? Compartilhe nos comentários suas experiências, dicas, medos e anseios