Como cuidar e armazenar seu equipamento de windsurf

Pensar no alto custo dos equipamentos de Windsurfe é o suficiente para desejar mantê-los sempre muito bem cuidados. Claro, há muitas outras razões para se cuidar com todo carinho da sua prancha e demais equipamentos, como o prazer que você tem ao sair rumo às ondas — um dos fortes motivos para você querer cercar de cuidados tanto sua prancha quanto mastro, velas e tudo mais. Afinal, são eles seus companheiros nos mais sensacionais momentos junto à natureza!

Pensando nisso, reunimos aqui nesse post algumas dicas para os amantes de Windsurfe. Acompanhe a seguir e mantenha seu equipamento sempre em dia!

Cuidados com o transporte

É necessário ter cuidado nesse momento, pois muitas das avarias que comumente ocorrem em equipamentos de Windsurfe se devem ao transporte mal-feito. Acondicionar corretamente o equipamento evitará danos ao seu valioso material, então, lembre-se de usar uma capa. O mercado disponibiliza modelos acolchoados, ideais para sua prancha viajar de carro e chegar ao seu destino em perfeito estado!

Depois do uso

A regra de ouro é: saiu do mar, precisa lavar! Parece bobeira, mas não é, pois a água salgada provoca severo desgaste ao equipamento de Windsurfe, principalmente à prancha. Uma boa limpeza com água doce e produtos neutros servirão para deixá-la novinha em folha.

Limpe cada parte com muito cuidado e, tirada a água salgada, é hora de passar óleo nas partes metálicas — uma medida indispensável para a manutenção do material.

Retirar a parafina

Raspar regularmente a parafina evitará acúmulos e manterá a aderência que você está acostumado. Confira um pequeno passo-a-passo para você raspar direitinho seu equipamento:

  • Passo 1: amoleça a parafina (vale usar o  calor do sol, secador de cabelos ou água quente);
  • Passo 2: raspe a parafina com raspador (pode ser até mesmo com um cartão plástico sem uso, mas o ideal é o raspador, usando seu lado não serrilhado);
  • Passo 3: remova totalmente a parafina; para tal, você pode usar  óleo de coco derretido ou algum outro produto especializado.

Não se esqueça da repintura

A repintura é o procedimento que deixará sua prancha como recém-comprada, e deve ser realizado de tempos em tempos. Na hora de comprar seu equipamento, dê preferência a pranchas com predominância de cores claras, que dão menos trabalho e precisam de menos manutenção. A exposição constante ao sol amarela e desbota as cores da sua prancha, portanto, deixe-a sob a sombra quando não estiver usando!

Pequenos reparos

Bateu a prancha, trincou ou apareceu um “quebradinho”? Não se desespere! Use a fita adesiva cinza, a famosa Silvertape. Resistente e durável, é a mais indicada para você mesmo usar em casos de necessidade. Seu custo é acessível, e ela é encontrada em diversas lojas por todo país, podendo também ser facilmente comprada pela internet.

Outros cuidados devem ser tomados por quem deseja preservar seu equipamento. Levá-lo a oficinas especializadas para providenciar reparos maiores é fundamental a sua segurança, e à manutenção do valor de revenda do seu equipamento de Windsurfe.

Se em casa ou no apartamento não houver um lugar adequado para guardar sua prancha nos períodos sem uso, o ideal e guardá-la em um self-storage!  Seguros e práticos, podem significar a melhor solução para falta de espaço. Acesse o site da Brasil Storage e conheça as nossas opções!