6 dicas para manter os seus móveis conservados

Móveis são bens duráveis que merecem atenção especial na hora da limpeza e conservação, afinal, eles são parte fundamental da funcionalidade e também da decoração de uma casa ou escritório. Algumas dicas podem ser bastante úteis na hora de mantê-los bonitos e conservados por mais tempo, e é por isso que hoje decidimos trazer algumas delas pra você. Acompanhe!

Proteja seus móveis do sol

Em se tratando de móveis de madeira ou MDF é essencial que estes sejam protegidos do contato contínuo com raios solares. Essa incidência excessiva de raios UV sobre o material pode rachá-lo ou até mesmo alterar sua cor definitivamente. Se o móvel se encontra perto da janela, use cortinas ou aplique nos vidros uma película redutora de luminosidade.

Limpe as superfícies adequadamente

Na hora da limpeza de móveis em madeira ou MDF é importante usar um pano macio e seco ou levemente úmido para não haver danos como riscos na superfície do material. Passar um óleo para madeira sobre os móveis em doses pequenas, espalhando bem e retirando o excesso com pano seco, pode deixá-los com uma aparência renovada e um cheiro muito agradável. No caso de superfícies de vidro, o ideal para limpeza é utilizar panos embebidos em uma mistura de água e álcool em iguais dosagens.

Cuidado com objetos pesados

Evite também manter muitos objetos pesados ao mesmo tempo sobre seu móvel. Há um limite máximo de peso que ele pode suportar sem sofrer danos como ficar envergado ou mesmo romper partes internas. Procure dosar o peso dos objetos na superfície do móvel e certifique-se de que não está sobrecarregando-o em um dos lados.

Previna contra o mofo

Para proteger seus móveis do mofo, evite deixá-los sempre encostados em uma parede ou superfície qualquer, mantendo um espaço de passagem do ar em todas as laterais para assim permitir a ventilação e evitar que bolores se formem.

Feche portas e gavetas com cuidado

Móveis com gavetas, portas e dobradiças necessitam de manuseio cauteloso para não estragar os mecanismos de abrir e fechar, que por vezes são sensíveis a movimentos bruscos e podem se romper de forma a estragar a estética original. O mau uso desses itens de forma prolongada traz danos graves que farão você despender quantias significativas com reformas evitáveis.

De olho na temperatura e umidade

As mudanças bruscas de temperatura sobre as superfícies do móvel também são prejudiciais ao material, principalmente se este for a madeira. Ela costuma ser bastante sensível a estímulos térmicos, ocasionando manchas facilmente. Evite deixar cair água ou colocar objetos úmidos em contato e tome cuidado com ambientes como banheiros nos quais a umidade do ar é maior e pode danificar seu móvel em menos tempo.

Por fim, lembre-se de que o bom uso de um bem durável depende de dedicação e empenho, sendo necessário que estejamos sempre atentos aos pequenos cuidados de limpeza e conservação, que fazem toda a diferença na hora de possuir móveis conservados por longos anos.

Esperamos que essas breves dicas tenham chegado em um bom momento para você! Curta a página da Brasil Storage no Facebook e conheça todas as vantagens de alugar um espaço para guardar seus móveis com segurança e comodidade.