6 dicas essenciais para proteger sua casa durante uma viagem

Uma viagem de férias em família é sinônimo de lazer e relaxamento, mas para que isso aconteça é fundamental proteger a casa durante esse período. Assim, você pode aproveitar o passeio com total tranquilidade.

Algumas dicas valiosas te ajudam nessa missão e, no artigo de hoje, vamos te mostrar quais são elas. Confira!

1. Verifique a segurança de portas e janelas

Uma das primeiras coisas a ser feita antes de colocar o pé na estrada é verificar a segurança das portas e janelas. É importante fazer isso com alguns dias de antecedência, dessa forma você tem a chance de realizar algum reparo ou melhoria, como instalar uma fechadura auxiliar na porta principal.

No dia da viagem, tranque todas as portas e reforce a segurança das janelas com cadeados ou trincos.

2. Desligue luz, gás e aparelhos eletrônicos

Algumas pessoas têm o costume de deixar as luzes acesas para disfarçar a ausência dos moradores. Contudo, isso tem efeito contrário e demonstra que não há ninguém em casa, especialmente se a luz for visível durante o dia.

O recomendado é desligar toda a energia do imóvel e tirar os aparelhos eletrônicos da tomada, pois isso minimiza os riscos de acidentes e ainda economiza na fatura da conta de luz do mês seguinte. Essa dica também vale para gás e água e deve ser aplicada em qualquer tipo de viagem, tanto em períodos curtos como feriados ou nas férias.

3. Comunique sua ausência a um familiar ou vizinho de confiança

Outra dica para proteger a casa é contar com a ajuda de algum vizinho de confiança ou parente próximo caso a viagem seja longa. Informe sua ausência e peça para ele te ligar em situações de emergência.

Se possível, deixe uma cópia das chaves para que ele abra as janelas e regue as plantas quando necessário. Além de manter o bom aspecto da casa, a movimentação no imóvel, geralmente, afasta pessoas mal intencionadas.

Tenha cuidado: fale sobre a viagem e deixe as chaves da residência apenas com pessoas de extrema confiança.

4. Evite que as correspondências fiquem na porta

O acúmulo de cartas e revistas na porta evidencia a ausência dos moradores. Portanto, é preciso tomar algumas providências para que isso não aconteça.

Se você seguir a dica anterior e contar com a ajuda de um vizinho ou familiar, isso não será um problema — já que ele recolherá as correspondências. Como alternativa, suspenda a assinatura de revistas e jornais durante o período em que sua família estiver fora.

5. Invista em equipamentos de segurança

Outra recomendação para fazer uma viagem tranquila é investir em equipamentos de segurança como câmeras, alarmes e sensor de iluminação, que acende e apaga a luz em horários determinados. Esses itens podem ser encontrados em lojas de material de construção ou em empresas especializadas em segurança.

6. Guarde os objetos de valor em um local apropriado

Mesmo após ter realizado todos os procedimentos de segurança para proteger a casa, é importante guardar os documentos e itens valiosos, como joias e obras de arte, em outro local.

Uma boa sugestão é armazená-los em um self storage. Desse modo, seus pertences ficarão protegidos contra roubos e avarias, visto que o local conta com segurança reforçada, câmeras e toda infraestrutura necessária para acomodar seus objetos corretamente, evitando qualquer risco.

É fundamental proteger a casa para assegurar que sua viagem seja tranquila e prazerosa e que ao retornar você encontre tudo como deixou. E, sem dúvida, as dicas que listamos acima te auxiliarão nisso!

Gostou deste artigo? Quer outras dicas para manter a segurança e organização dos seus pertences? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe as próximas publicações!