6 dicas para você aprender como montar um home office

Trabalhar em home office deixou de ser tendência para virar realidade para um número cada vez maior de trabalhadores. Praticado antes por profissionais autônomos, agora é bastante usado também por empresas multinacionais.

Para aproveitar todos os pontos favoráveis — como a liberdade, economizar no tempo e no gasto com deslocamento, flexibilidade de horário —, é preciso se organizar para que as questões domésticas não o façam perder o foco e não prejudiquem a produtividade.

Para ajudá-lo a entender como montar um home office, preparamos algumas dicas do que deve ser levado em conta nessa hora. Então, acompanhe nosso post e descubra o que você precisa analisar para trabalhar em casa.

1. Analise o espaço disponível

É importante restringir uma área para seu escritório. Se você dispuser de um cômodo só para isso, como um quarto extra, já será ótimo. Se seu espaço for limitado, poderá usar umas das paredes da sala ou do quarto, o que for possível.

Quando a área for limitada, será importante usar alguns truques, como incluir poucos itens para não abafar o ambiente e usar a cor branca nas paredes para criar a sensação de amplitude. O ambiente fica mais leve, arejado e charmoso.

O estilo imprime conceitos, como o combate ao exagero e a valorização de itens básicos, utilizando o conceito de “menos é mais”.

2. Preste atenção na escolha dos móveis

Os móveis devem ser bonitos, funcionais e confortáveis, pois você passará algumas horas neles. É importante investir em uma mobília que facilite a organização de arquivos, que deve ser espaçoso, como é o caso do armário ou da estante, e os módulos que ocupam uma área vertical, como é o caso das prateleiras, na falta de espaço.

3. Pense na iluminação

De manhã, dê preferência para a luz natural. O ambiente com uma janela com luz direta é perfeito, pois o sol faz bem e pode te ajudar a se manter acordado. É cientificamente comprovado que trabalhar sob a luz natural deixa as pessoas mais produtivas e felizes no trabalho.

Mas não dependa só da luz natural. Opte por luminárias e pontos de luz que fiquem acima de sua mesa principal. Essas opções são economicamente viáveis, funcionais e dão um toque especial na decoração — por isso, vale a pena investir também em uma boa iluminação artificial.

Porém, reserve um cantinho para descanso, com uma luz mais fraca: uma poltrona estofada e um som ambiente podem fazer a pausa valer muito mais a pena.

4. Dê atenção aos equipamentos

O investimento em bons equipamentos será essencial para o bom funcionamento de seu trabalho:

  • Um computador de alto desempenho e com uma ótima capacidade de armazenagem, se sua área de atuação pedir. Se não, um notebook pode ser a escolha ideal, pois ocupa menos espaço.
  • Impressora multifuncional (scanner, copiadora e fax);
  • Internet com excelente desempenho;
  • Papel para impressora, tesoura, cartucho de tinta, caneta, grampeador, furador etc.

É importante manter tudo o que você precisa ao alcance da sua mão. Além disso, será necessária uma boa instalação elétrica e, em alguns casos, um no-break para alimentar todos os seus equipamentos sem danificá-los.

5. Organize os seus documentos

Manter um ambiente organizado será fundamental para realizar as atividades diárias sem perder tempo e nem o foco. É essencial saber onde encontrar os materiais e onde guardá-los depois de usar, garantindo um ritmo de trabalho sem pausas desnecessárias e um espaço de trabalho sempre organizado.

Utilizar os serviços digitais e armazenar documentos em formato digital vai diminuir a quantidade de papel para organizar, uma vez que é praticamente impossível trabalhar sem sequer uma folha de papel.

Organizadores de materiais de escritório, como compartimentos para mesas, classificadores, porta papel, porta lápis, são muito práticos e úteis no dia a dia.

6. Tenha uma rotina

Por fim, tente estabelecer uma rotina, com hora para começar, fazer uma pausa para descanso e para finalizar o expediente, como se você trabalhasse fora. É necessário criar uma rotina de trabalho e de procedimentos para que a coisa dê certo, com o mesmo profissionalismo que você teria fora do seu home office.

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