Mudança de casa: como adaptar seu bichinho de estimação ao novo lar

Mudar de casa é, normalmente, um momento de alegria para as famílias, ao mesmo tempo que requer uma série de adaptações e superação de alguns transtornos. E um desses problemas a serem enfrentados é a ambientação do seu bichinho de estimação no novo lar.

Pensando nessa questão, o nosso post de hoje traz algumas dicas sobre como facilitar a compreensão do seu gato ou cão de que ele está em um novo lar e que se trata de um local seguro e aconchegante para ele. Confira!

O dia da mudança de casa

Antes de pensar na adaptação do seu bichinho de estimação no novo lar, é importante lembrar que aqueles dias em que os móveis estão sendo desmontados, tudo está sendo organizado, assim como o dia da mudança em si, podem ser bastante estressantes para o animal.

Dessa forma, faça o possível para não modificar a rotina dele, mantendo os horários de alimentação, passeios, locais que ele prefere para descansar ou fazer suas necessidades etc. Manter o seu pet tranquilo facilitará bastante a adaptação.

Iniciando a familiarização com o ambiente

Quando a mudança de casa estiver estabelecida, é a vez de observar o comportamento do animal e fazer o trabalho de ambientação. Para facilitar isso, evite trocar seus brinquedos, sua ração, sua caminha e tudo aquilo de que ele gosta de manter perto por artigos novos. Isso evita que o bichinho estranhe tudo o que está ao redor e fique estressado psicológica e até fisiologicamente.

Tomados esses cuidados, a familiarização pode ser facilitada com as seguintes ações:

  • No caso do cão, algo que costuma dar certo é fazer com que ele se sinta seguro ao conhecer todos os cômodos. Isso pode ser feito guiando-o com uma coleira pela casa nova para que ele possa explorar todo o ambiente, se sentindo protegido por você. Mesmo depois de deixá-lo livre, o ideal é que ele esteja sempre próximo dos cômodos onde as pessoas estão.
  • Para os gatos, o que deve ser feito é exatamente o oposto. Os felinos são exploradores naturais e, dessa forma, o melhor a fazer é soltá-lo em um cômodo de cada vez, mas permitindo que ele relaxe de forma a se sentir o verdadeiro dono do local antes de passar para o próximo espaço.

Deixando o bichano sozinho

Deixar seu cão ou seu gato sozinho após a mudança de casa pode trazer alguma preocupação com as reações dele enquanto você estiver fora. Entretanto, convém tomar algumas atitudes, como deixar o som ligado, espalhar algumas roupas suas nos locais onde ele mais fica e também vários brinquedos do tipo mordedor e arranhador. Também pode ser tudo aquilo que o mantenha ocupado durante a sua ausência. Isso vai evitar que ele fique demasiadamente ansioso e acabe demarcando todo o espaço com xixi.

Cuidado com locais altos

Animais como cães e gatos se sentem bastante confiantes ao ocuparem locais altos, e essa busca de confiança é muito comum na fase de adaptação. Portanto, se a mudança for feita de uma casa para um apartamento, o ideal é que telas sejam instaladas em todas as janelas em que exista o risco de eles caírem e se machucarem.

Possui mais alguma dica sobre como ambientar o seu bichano após a mudança de casa ou alguma experiência que queira nos contar? Então não deixe de participar da conversa usando os comentários abaixo!