5 cuidados na armazenagem de livros

Os livros são itens muito importantes na vida de muitas pessoas e, por isso mesmo, é comum vermos casas com estantes ou mesmo cômodos exclusivos para guardá-los. Eles possuem valor pessoal e intelectual, fazendo com que seus donos queiram mantê-los conservados por anos a fio, podendo consultá-los sempre que assim desejarem. No entanto, a preservação de livros não é uma tarefa simples.

Para manter a coleção em um estado perfeito, é preciso tomar algumas atitudes essenciais. Quer descobrir quais são os principais cuidados na armazenagem de livros? Então confira o post a seguir:

1. Acabe com a umidade

A umidade é a principal inimiga da preservação de livros. Portanto, você deve deixá-la longe da sua coleção. Além de proteger o cômodo onde você armazena sua coleção de qualquer tipo de vazamento ou infiltração, você pode contar com aqueles potinhos anti-mofo que absorvem a umidade do ambiente.

Saquinhos de sílica possuem o mesmo objetivo, mas você também precisa trocá-las com certa frequência, pois perdem o efeito após um tempo. Outra dica interessante é deixar o local sempre arejado, abrindo diariamente as portas e janelas por algumas horas.

2. Abra os livros de tempos em tempos

Outro cuidado crucial que você deve ter na armazenagem de livros é lembrar-se de abrir cada um deles de tempos em tempos. Seis meses é um bom intervalo, pois, nesse período, dá para perceber se estão ocorrendo problemas como a infestação de cupins, traças, brocas ou outros invasores indesejáveis.

Faça isso durante a noite, pois é nesse horário que os insetos estão mais ativos. Outro ponto crucial é manter sua coleção longe de plantas e flores, pois elas atraem esses vilões da boa conservação para perto dos seus volumes.

3. Só manuseie os itens com as mãos asseadas

Como os livros são itens delicados, é essencial que você esteja com as mãos bem limpas antes de manuseá-los. Isso evita não só que substâncias que poderiam estragá-los, como cremes, loções e sabonetes entrem em contato com as páginas, como mantém distantes eventuais restos de comida e até a gordura natural dos dedos.

E acredite: unhas grandes também podem danificar as lombadas de suas obras quando forem puxados das estantes: apare sempre que possível ou redobre o cuidado quando for pegá-los.

4. Atenção com a limpeza

A limpeza é outro item importante na preservação de livros. O ideal é que, além de trocá-los esporadicamente de prateleiras, para que haja variação na recepção de luz e no arejamento da coleção, você use uma escova de pelos macios e/ou uma flanela para deixá-los livres de poeira. Se você quiser tirar a poeira com o aspirador de pó, lembre-se de proteger o bocal com um pedaço de meia de nylon.

5. Conte com um serviço de self storage

O serviço de self storage pode ser a alternativa perfeita para quem quer acertar em cheio na armazenagem de livros. Se você está sem espaço e não quer se desfazer de sua biblioteca, é possível contar com um box para guardá-los com todo o cuidado. Outro benefício é que você tem total controle do acesso à sua coleção, podendo mantê-la longe de crianças, animais de estimação e visitantes indesejados.

O ambiente é climatizado, tem câmeras de segurança e dispõe de funcionários especialmente capacitados para cuidar dos seus pertences. Dessa maneira, você resolve seu problema com eficiência e sem burocracia, deixando seus itens em total segurança.

Com esses cuidados na armazenagem, suas obras durarão por muito mais tempo e você poderá ler os livros de sua coleção sempre que quiser.

E aí, gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre como funciona o self storage? Então confira nosso post sobre o assunto!